segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cut!Design inova nos detalhes


Grandes ideias surgem em momentos inusitados. É o que aconteceu com a designer Rute Reitzfeld fundadora da Cut!Design. "Um dia, isso foi em 2002, fiz uma festa e queria servir um bolo e procurei uma pá, espátula, faca ou algo que pudesse cortar esse bolo e que ao mesmo tempo, desse um toque interessante à mesa de sobremesa. Procurei muito e não achei. Peguei a espátula do faqueiro que tenho desde o meu casamento e assim resolvi o problema. Mas isso ficou na minha cabeça quando tive a ideia de criar algo que fosse utilitário mas com bom gosto e que pudesse dar um toque diferente ao servir", explica.

Após esse episódio surgiu em 2003 a Cut!Design, que passou por muita pesquisa para definir o processo de criação. "Desde então, continuo sempre criando objetos diferentes mas que entrem na linha do utilitário com desenho bacana. Acho que com esse trabalho consegui juntar essas duas coisas que gosto: o design e o contato com as pessoas", ressalta.
Formada em psicologia, a artista já trabalhou em diversas áreas como hospital, academia, decoração e com um escultor. "Sempre gostei muito do contato com pessoas e sempre fui muito ligada a design, objetos diferentes ,enfim acessórios para casa", diz.

Sempre em busca de qualidade e humor, os produtos da Cut!Design agradam na hora de servir uma salada ou pegar frios, por serem objetos diferentes e criativos. "Gosto muito de bichos e flores. Às vezes penso nos desenhos primeiro e às vezes o contrário. Penso no produto e tento casá-lo com o desenho. A criação é interessante porque quando o objeto fica pronto, muitas vezes nem lembro de onde parti para chegar no resultado.... Muitas vezes o resultado é legal, em outras, mesmo depois de muito trabalhado, não dá certo. Isso acontece", evidencia.  

Mesmo não seguindo as tendências da moda, a marca se destaca pelas linhas desenvolvidas pela artista. Um exemplo são os misturadores de caipirinha com motivos de peixe, cavalo marinho, rabo e baleia, que melhor se encaixam no verão. Há também produtos como os garfinhos para fondue que são mais usados no inverno. Tendo em sua maioria temáticas atemporais, os produtos da Cut também são vendidos no mundo corporativo. "Desenvolvo para empresas desenhos e peças exclusivas. Fiz um abridor de garrafas no formato de um martelo com o logo da empresa, como presente para uma empresa de leilões. Fiz uma caixa personalizada com acessórios para vinho (isso era importado) e coloquei junto um abridor e ficou bem legal", revela.

Com detalhes inovadores, a artista finaliza definindo a marca como "Humor e design em peças utilitárias."