terça-feira, 18 de junho de 2013

Peças feitas à mão são destaque de Moema Prado

Um olhar refinado e delicado para acessórios femininos que compõem o dia a dia  da mulher moderna. Esse cuidado especial é encontrado nas peças da Moema Prado, marca que leva o mesmo nome da idealizadora. “Tenho a marca Moema Prado Acessórios há 11 anos. Sempre gostei de trabalhos feitos à mão. Comecei a fazer bijuterias aos 15 anos de idade, depois trabalhei por 4 anos com a multi-artista Beth Lima. Para ser sincera nunca parei de criar e produzir desde essa idade. Quis ser bailarina, mas mesmo nesse período,  fazia e comercializava meus adornos”, revela Moema.

Entre os destaques no processo de criação da artista está a utilização do vidro. “O vidro foi um grande divisor de águas no meu trabalho por conta de sua grande variedade de cores e possibilidades de formas. As técnicas para transformá-lo, no entanto, são trabalhosas e requerem bastante energia em forma de calor. Hoje uso também muitos outros materiais, porém os compro prontos, não os transformo”, diz.

Para realizar o trabalho com o vidro Moema utiliza duas técnicas: fusão e maçarico. “Na primeira o vidro derrete no forno e toma a forma de um molde. Na segunda, o vidro é moldado à mão, no fogo. Faço experiências ainda, mas como já conheço bastante o comportamento do vidro para peças pequenas, penso sempre na peça já pronta, onde vai ficar o furo ou como vou prendê-la ao colar ou pingente”, explica.

Com um conceito voltado para a valorização do desenho simples, qualidade e o cuidado por serem peças feitas à mão, a artista produz colares, brincos, pulseiras e acessórios de cabelo. “Sem dúvida vendo muito mais colares. Os longos com contas de vidro, coloridos ou uma combinação de duas cores são os campeões”, destaca.

Os trabalhos também possuem uma proposta atemporal. “É claro que levo em consideração cores da moda e tendências, mas o resultado final tem que ser algo para ser usado por muitas vezes, quem sabe anos, sem parecer ultrapassado. Quero ver minhas clientes elegantes”, afirma.

Pensando no público que gosta de sentir-se confortável, vestir-se bem e que valoriza o trabalho manual, Moema deixa um recado: “Minha dica é montar o look respeitando o seu estilo, se olhar no espelho e dizer: Curti! Estou bonita assim”, finaliza.