segunda-feira, 24 de junho de 2013

Hoos inspira com os pequenos detalhes da natureza

Produtora de peças decorativas, desenhos recortados à laser na chapa de aço, pintadas e montadas em base de madeira, a marca Hoos, existente no mercado há quatro anos, se destaca pelas charmosas esculturas.

Idealizada pela arquiteta Eleonora Hoshino, 36, Hoos traz um estilo voltado para os pequenos detalhes. “Trabalhei como arquiteta nos primeiros anos após a formação. Posteriormente fui para o design de jóias e sempre gostei de trabalhar com recortes em chapa, daí surgiu a vontade de criar peças maiores para dar mais vazão à criatividade e poder executar meus desenhos em escala maior. Depois de muitas pesquisas sobre corte em chapa de aço, cheguei ao resultado final utilizando o corte à laser, que permite a execução de peças altamente detalhadas e precisas”, explica Eleonora.

Na hora da criação, a artista tem a natureza como sua fonte de inspiração. “ Utilizo muito as árvores e animais, principalmente passarinhos,  em minhas criações”, diz e ainda destaca: “Além de ser um produto novo, não muito explorado pelo mercado, o grande diferencial das minhas peças está na criação dos desenhos. Busco na natureza toda a fonte de inspiração. Outro diferencial é o acabamento das peças, procuro trabalhar com os melhores profissionais para ter o melhor resultado”.

Com um ateliê na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, os produtos são totalmente desenvolvidos pela artista. “Utilizo a chapa de aço-carbono ou aço-inox, recortada à laser e as peças são montadas em base de madeira. As peças recebem pintura epóxi preta ou podem ser enferrujadas com aplicação de verniz transparente. A escolha pelo corte à laser em chapa de metal permite a execução de um trabalho perfeito, seguindo à risca o desenho feito à mão livre, permite detalhamentos incríveis. Escolhi a madeira para fazer a base por compor muito bem com a chapa, formando um conjunto harmônico de proporções agradáveis”, diz.


Ao oferecer peças que levam um pequeno retrato da natureza, Eleonora acredita que as pessoas estão investindo cada vez mais na decoração do lar e escritório. “A necessidade de criar ambientes agradáveis para o próprio bem estar está cada vez mais valorizada. O momento econômico do país também contribui para que as pessoas invistam mais em decoração”, ressalta e finaliza: “Desenvolver este trabalho significa para mim liberdade de expressão  da minha criatividade, onde posso transformar minhas idéias em peças maravilhosas e levar para as pessoas um pouco do meu  universo."