segunda-feira, 13 de maio de 2013

Paula Leoni traz peças com conceito clean



Com jóias voltadas para o dia a dia ou ocasiões especiais, a marca que leva o nome da artista Paula Bonfliglioli Fabbri Leoni, oferece um trabalho com visual simples. "Acho que o diferencial é o acabamento impecável que faço à mão! Os clientes costumam dizer que a peça passa emoção, que sentem que foi feito com amor", diz Paula idealizadora da marca.

O interesse pelo segmento de jóias surgiu ainda na adolescência, já que ela iniciou o curso de joalheira aos 17 anos. "Comecei garota. Não sabia da existência desse tipo de curso, conheci através de um namorado. Fomos a uma exposição de alunos de uma escola de joalheria (a cunhada dele fazia aula) e achei o máximo! Ganhei dele de presente de aniversário todo o material e então comecei a fazer o curso. O início foi na Oficina Escola de Joalheria, da Miriam Mirna Korolkovas. Depois passei para a Manufatura & Alquimia, escola do Bobby Stepanenko, onde fiquei vários anos fazendo muitos cursos, fui assistente do Bobby e me tornei professora na escola. Lá também fiz curso de desenho de jóias com a Claudia Petrella", explica e ainda destaca: "Fiz curso de titânio com o Carlos Salem, curso de casamento de metais novamente com a Miriam Mirna Korolkovas, trabalhei um tempo entre amigas no ateliê do Renato Camargo e depois montei o meu  próprio ateliê na minha casa."
Para estar junto da filha, que atualmente tem 15 anos, Paula decidiu desenvolver o trabalho em seu lar. "Comecei a colocar as jóias em lojas de museus e design, a participar da Craft Design e assim foi. Nesse meio tempo também fiz cursos de pintura em seda e pintei porcelana por algum tempo. Sempre fui ligada a esse lado artístico, acho que influência de uma tia que era professora de pintura em porcelana e quando eu era bem pequena, antes dos 10 anos de idade, já ficava pelo ateliê dela e adorava misturar as tintas para as alunas. Mas a minha mãe também sempre fez trabalhos manuais, enfim... Coisa de família! "

Na hora da criação, Paula busca inspiração em seu repertório. "Adoro círculos e realmente é muito difícil sair deles. Adoro a mistura da pérola que acho romântica com a prata fosca que acho bem moderna. Não acho que eu siga tendências de moda, me inspiro em formas que gosto, materiais que me identifico e faço uma peça atemporal, que as pessoas se identificam por empatia e não por moda. É uma peça para vida toda. Costumo dizer que a jóia escolhe o cliente e não o contrário", ressalta.

Os anéis, brincos, colares e pingentes oferecidos pela marca, são produzidos em ouro, prata, pérolas e diamantes. As peças tão envolventes representam para Paula o prazer de um trabalho bem feito e um prazer maior ainda quando vê as clientes usando suas peças. "Quando ouço elogios e quando sinto o quanto a pessoa ficou feliz por ter uma peça. As joias são como meus filhotes", afirma.

Com toda a experiência de trabalho, sempre há momentos únicos que marcam a vida dos artistas. "Acho que as amizades maravilhosas que fiz em função da joalheria, o carinho do mestre Bobby Stepanenko que me proporcionou a honra de ser sua assistente e com isso aprendi muito, os momentos super felizes e divertidos nas feiras... Quando falo que faço jóias, as pessoas falam: Nossa, que legal! Deve ser zen!rsrs... É tão difícil quanto qualquer outra profissão! A gente rala muito! Se machuca, a mão sangra, o trabalho é pesado e muitas vezes não dá para usar o anel que faço porque a minha mão esta quase sempre um horror! Mas ver uma peça pronta vale o esforço! Ela começou a partir de um grão de prata, de uma ideia", finaliza.