quinta-feira, 30 de maio de 2013

Oficina Ana Paula Castro e as inspirações da natureza

A natureza é algo que nos encanta. É o nosso refúgio, a fonte de inspiração e reposição de energia. Com a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil estar em contato com ela. Porém, você pode inseri-la na vida cotidiana através de plantas ou até mesmo, por meio de obras de arte e objetos que simbolizam esse encontro com a nossa essência. “Acredito que o design pode contribuir para a mudança de mentalidade, principalmente no que diz respeito a prevenção do planeta . Toda criação deve ser voltada para o ser humano e o meio ambiente. Objetos de design devem trazer alternativas de uso a fazer as pessoas questionarem o consumismo e o descarte fácil. Deve enfatizar a preocupação com o uso de materiais recicláveis, a otimização de energia, adequação ergonômica e segurança. A base do design é forma e função, não podem ser vistos só como estética”, diz Ana Paula Castro, idealizadora da Oficina que leva o mesmo nome da designer. 

Com criações mais intuitivas, metafóricas e lúdicas,  o trabalho de Ana Paula segue uma rotina imposta por ela mesma. “Mas meu momento de criação pode vir em qualquer instante do meu cotidiano: uma viagem, uma conversa ou uma hora de lazer”, ressalta.

Considerando-se desde criança como curiosa e criativa, Ana Paula iniciou o trabalho de design gráfico por meio de um convite de uma revista de circulação nacional da Editora Abril, no qual há anos tem uma parceria. 

Em 1992, abriu seu ateliê, que era voltado para a restauração de imagens, folheações a ouro, pinturas murais e tromp l´oel. “Trabalhei por um ano na igreja do Rosário na Prainha, onde conheci e aprendi todas essas técnicas. No início o ateliê se chamava Oficina de Restauro, com o passar dos anos ampliamos nossa área de atuação, (mudamos o nome para Oficina de Ideias) agregando novas tecnologias, mas sem perder o foco no valor do trabalho manual”, explica.

Já como Oficina Ana Paula Castro,  ganhou diversos títulos como  Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, pelo Convite da Exposição Orquídeas, peça executada pela gráfica GSA, primeiro lugar na categoria Comercial, Organizer Red New 2012, feito pela Grafitusa,  além de outros. Entre os destaques de trabalhos realizados pela artista estão os convites internacionais para desenvolver peças na Europa e Estados Unidos. “Fomos escolhidos para fazer o design do troféu da VI Conferência Europeia das Cidades Sustentáveis da França. Em outra unidade de criação trabalhamos as linhas assinadas. Já as peças decorativas feitas em uma tiragem limitada, hoje estão em 26 lojas espalhadas pelo País”, destaca.

Sobre a trajetória, Ana Paula destaca: “O caminho nunca é tão difícil quando se é honesto com seu real desejo e se tem coragem de ser quem você é. Foi um caminho de muito trabalho, muita persistência, poucos finais de semanas livre, raras férias, mas de muita conquista, muito aprendizado e principalmente muitas alegrias”, diz e finaliza com a frase de Robert Collier: “Sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia a dia sim e no outro dia também”.